segunda-feira, 1 de março de 2010

Antes da Escrita

Segundo essa divisão da história, a origem da humanidade e as primeiras formas de organização dos grupos humanos constituem o período mais longo de nosso passado. Para facilitar seu estudo, esse período foi
também dividido. O critério para efetuar a subdivisão apoiou-se nos diferentes artefatos de pedra e de metal encontrados e nas possíveis técnicas usadas para sua fabricação. O período foi então dividido em três grandes momentos:

• Idade da Pedra Lascada ou Paleolítico: vai desde a origem da humanidade até cerca de 10 mil a.C.
• Idade da Pedra Polida ou Neolítico: estende-se de 10 mil até cerca de 6 mil a.C.
• Idade dos Metais: abrange os dois últimos milênios que antecedem o aparecimento da escrita, por volta de 4000 a.C. Nessa fase, alguns grupos humanos substituíram a pedra por metais, como o cobre e o bronze.

Quando começou a História

No século XIX, considerava-se que a história só poderia ser estudada por meios de documentos escritos. Segundo os estudiosos europeus, somente tais documentos seriam fontes confiáveis para reconstituir o passado da humanidade. Assim, a história de uma determinada sociedade, por exemplo, só teria início a partir do momento em que ela dominasse a escrita. Tudo o que ocorreu antes seria considerado anterior à História ou Pré História.
Muitos historiadores já não pensam mais assim. Para eles a história pode ser estudada a partir das mais variadas fontes, como imagens, objetos de cerâmicas, fósseis, construções, etc. Com isso, a divisão entre História e Pré-História perderia o sentido e tudo o que os seres humanos e seus ancentrais fazeram passaria a ser considerado história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário